Site da USP
Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica / Graduate Studies in Surgery / Licenciado en Cirugía Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo

Laboratório de Morfologia Experimental

Histórico – 2004 a 2018

O Laboratório de Morfologia Experimental foi criado com a finalidade de dar suporte a todos os docentes do Setor de Anatomia em suas atividades de Pesquisa e Ensino. As atividades no Laboratório iniciaram-se em maio de 2004, mesmo ainda não completamente concluído e equipado.  A maioria do equipamento em uso no Laboratório de Morfologia Experimental foi deslocado do Laboratório de Neuroanatomia, criado pelo Prof. João José Lachat em 1983, bem como a única técnica atuante no Laboratório, Sra. Izilda Violante Rodrigues, especializada em técnicas morfológicas, considerando as necessidades globais do Setor de Anatomia.

Desde o início de suas atividades o Laboratório tem sido bastante utilizado por docentes e pós-graduandos, que necessitam de metodologia morfológica em seus trabalhos de investigação. Apesar de se destinar ao Setor de Anatomia, o Laboratório tem atendido todos aqueles do departamento (RCA) que precisaram de seus serviços.

No período de 2004-2005 foram processados e incluídos em parafina, amostras biológicas que resultaram em aproximadamente 230 blocos e mais de 500 lâminas histológicas com diversos tipos de coloração.

Durante o biênio 2005-2007, foram processadas e incluídas em parafina, amostras biológicas que resultaram em aproximadamente 737 blocos e mais de 1400 lâminas histológicas com diversos tipos de coloração mostrando, portanto um aumento nas atividades do Laboratório de 300%, em relação ao biênio anterior.

O Laboratório foi ainda utilizado para as seguintes atividades:

  • Realização da parte prática da disciplina de pós-graduação RCA5790 – Métodos de Investigação em Morfologia e Medicina Experimental.
  • Realização de atividades de estágio em técnicas morfológicas para alunos de graduação de nossa Instituição, de outras Instituições e de aspirantes a pós-graduandos na opção: Morfologia e Medicina Experimental, recém-criada em nosso departamento e diversos alunos de Iniciação Científica do curso de Ciências Médicas da FMRP, com bolsas (Fapesp e Pibic).
  • Local de estudo e pesquisa na Internet para os pós-graduandos orientados pelos docentes ligados ao Setor de Anatomia e quando necessário, para os estagiários em atividade.
  • Realizações dos procedimentos cirúrgicos e experimentais necessários para o desenvolvimento das atividades de investigação de diversos pós-graduandos, ligados aos docentes do Setor de Anatomia em orientação direta ou a título de co-orientação, envolvendo docentes de nosso departamento ou de outros departamentos da FMRP ou mesmo de outras faculdades do Campus da USP em Ribeirão Preto.
  • Ministração de partes práticas de disciplinas optativas oferecidas por docentes do Setor e que envolvia técnicas morfológicas.

O Laboratório tem funcionado de forma bastante adequada, por que os dois docentes que normalmente tem sempre integrado a comissão coordenadora do Laboratório, tem injetado no mesmo divisas e materiais oriundos de seus grants pessoais. Entretanto esse tipo de aporte foi minguando progressivamente e se mostrando cada vez mais insuficiente com o aumento das atividades do Laboratório como ficou bem patente quando houve a necessidade de fazer a aquisição de um novo micrótomo (HM-315R da Micron, Carl Zeiss – patrimônio FAEPA- 9674) em substituição ao existente no Laboratório e que não mais apresentava condições de utilização.

Com a mudança no Setor de Anatomia, em novembro de 2010, que levou a criação de duas divisões distintas: Anatomia e Neuroanatomia, o Laboratório de Morfologia Experimental passou a atender um número mais restrito de docentes, a saber: os professores João-José Lachat, José Antonio Thomazini, Luiza da Silva Lopes (2011 – 2013) e Valéria Paula Sassoli Fazan (2001-2017; sendo os dois primeiros, os principais usuários e, portanto, os que mais contribuem para sua manutenção e funcionamento.

O Laboratório de Morfologia Experimental tem ainda sido usado, durante o período de 2010-2018, sempre auxiliados pela técnica Sra. Izilda Rodrigres Violante, antes de sua aposentadoria em 13/03/2017 pelo programa de demissão voluntária da Universidade, para:

  • Realização de parte dos Cursos de Inverno organizado pelo Departamento de Biologia Celular, Molecular e de Bioagentes Patogênicos da FMRP-USP.
  • Realização dos Cursos de Verão da Psicobiologia da FFCLRP-USP, onde as técnicas de investigação em Morfologia são demonstradas sempre para grupos de 20 estudantes matriculados no referido curso.

 

Informações Adicionais relacionados ao funcionamento do Laboratório

Publicações e teses desenvolvidas no laboratório (2011 a 2016 com título e data início/fim)

Dissertações e Teses concluídas por alunos da Profa. Dra. Luiza da Silva Lopes, que utilizaram o laboratório no período:

  1. Mestrado: Diego Augusto Leme Correa – Avaliação do tratamento por derivação liquórica da hidrocefalia experimental induzida em ratos  – início em 05/02/2009 – defesa em 03/02/2012
  2. Mestrado: Carlos Henrique Rocha Catalão – Efeitos de um derivado polifenólico da Camellia sinensis na hidrocefalia experimental induzida em ratos Wistar – início em 05/07/2010 – defesa em 30/01/2013
  3. Doutorado: Marcos Vinicius Muniz Ganga – Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo ciático de rato – início em 05/07/2010
  4. Mestrado: Diego Augusto Leme Correa – Avaliação do tratamento por derivação liquórica da hidrocefalia experimental induzida em ratos) – início em 05/02/2009
  5. Mestrado: Carlos Henrique Rocha Catalão – Efeitos de um derivado polifenólico daCamellia sinensis na hidrocefalia experimental induzida em ratos Wistar – início em 05/07/2010
  6. Doutorado: Marcos Vinicius Muniz Ganga – Emprego de um tubo de colágeno impregnado de fração angiogênica derivada do látex natural na regeneração do nervo ciático de rato – início em 05/07/2010 – defesa em 07/11/2014
  7. Mestrado: Camila Araujo Bernardino Garcia – Efeitos neuroprotetores do Edaravone na hidrocefalia experimental induzida em ratos Wistar – início em 04/02/2013 – defesa em 30/01/2015 (Orientação compartilhada com o Prof. Dr. Hélio Rubens Machado)

 

Dissertações e Teses concluídas e projetos em andamento por alunos do Prof. Dr. José Antonio Thomazini, que utilizaram o laboratório no período:

  1. Mestrado: Samantha Batista Amui Correia – Avaliação dos Efeitos do Laser Terapêutico de Baixa Intensidade sobre Feridas Cutâneas em Ratos submetidos a Injeção Controlada de Nicotina.  2012-2014
  2. Doutorado: Ricardo Violante de Souza – Análise Morfológica e Morfométrica da neoformação óssea em xenoenxerto bovino mineralizado submetido a tratamento com fração protéica derivada do látex natural da Hevea brasiliensis.  2009-2012.

 

Projetos em Andamento:

  1. Dayana Pousa Siqueira Abrahão – Estudo Morfológico e Morfométrico do Coração de ratos Albino-Wistar Submetidos à Ingestão Prolongada de Aguardente de Cana De Açúcar (Cachaça) e à Atividade Física
  2. Karina Suriani Guerra – Análise Morfométrica e Morfológica do Coração de Ratos Albino-Wistar Submetidos ao Treinamento de Natação
  3. Ewelyn Resende Borges – Análise Morfométrica e Morfológica do Nervo Ciático de Ratos Albino-Wistar Submetidos ao Treinamento de Natação
  4. Hélio Humberto de Faria Junior – Análise Morfométrica e Morfológica do músculo gastrocnêmio de Ratos Albino-Wistar Submetidos ao Treinamento de Natação
  5. Ewelyn Resende Borges e Ariane Zamariolli: Avaliação histológica e de resistência mecânica do fêmur de Ratos Albino-Wistar submetidos a exercício aeróbio em esteira ergométrica e  Avaliação histológica e de resistência mecânica do fêmur de Ratos Albino-Wistar Submetidos a  Ingestão Prolongada de Aguardente de Cana De Açúcar (Cachaça).
  6. José A. Thomazini e Jeferson M. Homem – A incidência de variações anatômicas no hiato sacral em sacros humanos macerados e sua importância em anestesiologia.
  7. José A. Thomazini e Jairo Pinheiro da Silva – A efetividade da laserterapia de baixa intensidade na regeneração óssea em ratos diabéticos. 2011 até 2013.

 

Dissertações e Teses concluídas por alunos da Profa. Dra. Valéria Paula Sassoli Fazan, que utilizaram o laboratório no período:

  1. Iniciação Científica: Raphaela Garcia Gonçalves –  Avaliação Histológica Das Alterações Agudas e Crônicas Da Pele de Ratos Albino-Wistar Pós Estímulos Nociceptivos Na Fase Neonatal.
  2. Doutorado: Elisabete de Cássia do Carmo – Efeitos da estimulação nociceptiva no período neonatal na pele de ratos Wistar, machos e fêmeas, em curto e longo prazo.

 

Dissertações, Teses, IC e outros, concluídas e em andamento por alunos do Prof. Dr. João-José Lachat, que utilizaram o laboratório no período:

  1. Mestrado: Everton Hoqiquini Barbosa – Avaliação morfológica e morfométrica dos efeitos da estimulação tátil sobre o nervo ótico de ratos Wistar hígidos ou submetidos a uma dieta deficiente em ferro no período pós-natal precoce. FFCLRP/USP. Inicio em: 02/08/2011 – defesa em 01/11/2013.
  2. Doutorado: Natália Nassif Braga – Efeitos da desnutrição proteica precoce pós-natal no desenvolvimento, comportamento, aprendizagem e memória de ratos (Rattus norvegicus). FFCLRP/USP. Inicio em: 2011 – defesa em 06/06/2014.
  3. Mestrado: Aline Soares de Souza: Estudo estrutural e quantitativo do nervo óptico de ratos Wistar com anemia ferropriva submetidos à estimulação tátil e recuperados nutricionalmente. FFCLRP/USP. Inicio em: 29/01/20131 – defesa em 25/09/2015.
  4. Iniciação Científica: Lara Moreira Gil – Caracterização clínica e localização da ação da crotamina em ratos Wistar. PIBIC-USP/ RUSP. Período 01/08/2012 a 31/07/2013.
  5. Doutorado: Everton Horiquini Barbosa:  FFCLRP/USP. Início: 08/11/2013

Orientação de pós-doutores.

  1.  Roberto de Oliveira Soares – Efeitos do enriquecimento ambiental sobre a morfologia do sistema nervoso central e o comportamento de ratos machos, submetidos à desnutrição proteica pós-natal e recuperados nutricionalmente. Pós-Doutorado FAPESP – Processo nº: 2013/00827-2; de 01/08/2013 a 31/07/2016.

 

Publicações no período por:

Prof. Dr. João-José Lachat

  1. Cardoso Edvaldo José Rodrigues, Lachat JJ, Lopes LS, Santos Antonio Carlos dos, Colli BO. Changes caused by hidrocephalus, induced by kaolin, in the corpus callosum of adult dogs. Acta Cirurgica Brasileira, 26: supl.2, 8-14 (2011) DOI: 10.1590/S0102-86502011000800003
  2. Samuel Caputo de Castro; Hélio Rubens Machado; Carlos Henrique Rocha Catalão; Betina Aisengart de Siqueira; Ana Leda Bertoncini Simões; João-José Lachat; Luiza da Silva Lopes. 1.0 T magnetic resonance image in the study of experimental hydrocephalus in rats. Accuracy of the method in the measurements of the ventricular size. Acta Cirurgica Brasileira, 27: 11, 768-772 (2012)    DOI: 10.1590/S0102-86502012001100005
  3. Marcos Vinícius Muniz Ganga, Joaquim Coutinho-Netto, Benedicto Oscar Colli, Wilson Marques Junior, Carlos Henrique Rocha Catalão, Ricardo Torres Santana, Marcos Roberto Pedron Oltramari, Kleber Tadeu Carraro, João-José Lachat, Luiza da Silva Lopes. Sciatic nerve regeneration in rats by a nerve conduit engineering with a membrane derived from natural latex. Acta Cirúrgica Brasileira, 27: 12, 885-891, 2012. DOI:10.1590/S0102-86502012001200010
  4. Teixeira Larissa De Bortoli, Epifânio Vera Lúcia Aparecida Aguillar, Lachat João-José, Tiraboschi Foss Norma, Coutinho-Netto Joaquim. Oral treatment with Hev b 13 prevents experimental arthritis in mice. Clinical and Experimental Immunology, 168: 285–290 (2012).   DOI: 10.1111/j.1365-2249.2012.04582.x
  5. Teixeira Larissa De Bortoli, Epifânio Vera Lúcia Aparecida Aguillar, Lachat João-José, Tiraboschi Foss Norma, Coutinho-Netto Joaquim. Oral treatment with Hev b 13 ameliorates experimental colitis in mice. Clinical and Experimental Immunology, 169: 27–32 (2012).  DOI: 10.1111/j.1365-2249.2012.04589.x
  6. Pacagnella PAP, Parpinelli PMSD, Lachat JJ. The morphological and developmental changes of the anterior commissure of male Wistar rats submitted to protein malnutrition in the postnatal period. Nutrition Neuroscience, 16: (2), 61-68 (2013) Epub Ago 2012   DOI: 10.1179/1476830512Y.0000000031
  7. Soares Roberto O, Rorato Rodrigo C, Padovan D, Lachat JJ, Antunes-Rodrigues J, Elias Lucila LK, Almeida SS. Environmental enrichment reverses reduction in glucocorticoid receptor expression in the hippocampus and improves behavioral responses of anxiety in early malnourished rats. Brain Research, 1600: 32-41 (2015) DOI:10.1016/j.brainres.2014.12.047
  8. Barbosa Everton Horiquini, Soares Roberto Oliveira, Braga Natália Nassif, Almeida Sebastião de Sousa, Lachat João-José. Effects of environmental enrichment on blood vessels in the optic tract of malnourished rats: A morphological and morphometric analysis. Nutritional Neuroscience, 19: (5): 224-230 (2016)     Published online: 03/2015. DOI: 10.1179/1476830515Y.0000000013
  9. Barbosa Everton Horiquini, Vallim José Henrique, Lachat João-José, Castro Vera Lucia. Assessments of Motor Abnormalities on the Grid-Walking and Foot-Fault Tests From Undernutrition in Wistar Rats. Journal of Motor Behavior, 48: (1), 5-12 (2016) Published online: 29 Apr 2015;              DOI:10.1080/00222895.2016.1124687
  10. Horiquini‑Barbosa Everton, Lachat JoãoJosé. Tactile stimulation during development alters the neuroanatomical organization of the optic nerve in normal rats. Experimental Brain Research, 234: (6), 1737-1746 (2016)    Published online: 15/02/2016         DOI: 10.1007/s00221-016-4586-8

 

Prof. Dr. José Antonio Thomazini

  1. J Silva, V Fazan, D Tirapelli, J A Thomazini, L Tirapelli. Apoptosis In Bone Of Diabetic Rats Treated With Low Intensity Laser. The FASEB Journal, 29 (1 Supplement), 698, 2015. DOI: 10.1096/fj.1530-6860
  2. Moreira R M,·Suzie Aparecida Lacerda, José Antônio Thomazini, Luiz Guilherme Brentegani. Bone Integration Behavior of Hydroxyapatite/β-Tricalcium Phosphate Graft Implanted in Dental Alveoli: A Histomorphometric and Scanning Electron Microscopy Study. Implant Dent. 2014 Dec;23(6):710-715.     DOI: 10.1097/ID.0000000000000172
  3. C. A. M de Carvalho,·J. A Thomazini. Study of Wistar Rats Heart at Different Stages in the Evolutionary Cycle. International Journal of Morphology, 32(2):614-617 · June 2014. DOI: 10.4067/S0717-95022014000200039
  4. J Silva, VP Fazan, L Pardini, J A Thomazini. Effectiveness of diode laser 904nm in the regeneration of bone defects in diabetic rats. The FASEB Journal,  28 (1 Supplement), 922, 2014. DOI: 10.1096/fj.1530-6860
  5. A Garcia, J da Silva, V Fazan, JA Thomazini. Variations in the incidence of sacral hiatus in macerated human sacred: gender differences (915.4). The FASEB Journal, 28 (1 Supplement), 915, 2014    DOI: 10.1096/fj.1530-6860
  6. C. A. M de Carvalho, J. A Thomazini. Macroscopic anatomy of the surface of the heart of albino Wistar rats. Journal of Morphological Sciences 30(4):299-303 · January 2013
  7. C. A. M de Carvalho, J. A. Thomazini. Morphometric and Anatomical Evaluation of the Heart of Wistar Rats. International Journal of Morphology 31(2):724-728 · June 2013. DOI: 10.4067/S0717-95022013000200061
  8. JP Silva, VPS Fazan, LC Pardini, JA Thomazini. Effectiveness of the 904nm laser diode for regeneration of bone defects. The FASEB Journal, 27 (1Meeting Abstracts), 744, 2013. DOI: 10.1096/fj.1530-6860
  9. Rodrigo P Prado · Sergio Britto Garcia · José A Thomazini · Carlos E Piccinato. Effects of 830 and 670 nm Laser on Viability of Random Skin Flap in Rats. Photomedicine and laser surgery, 30(8):418-24 · June 2012     DOI: 10.1089/pho.2011.3042
  10. Rosseti, Fábia Cristina; LOPES, Luciana Biagini; Carollo, Aline Regina H.; Thomazini, José A.; Tedesco, Antônio Cláudio; Bentley, Maria Vitória Lopes Badra. A delivery system to avoid self-aggregation and to improve in vitro and in vivo skin delivery of a phthalocyanine derivative used in the photodynamic therapy. Journal of Controlled Release, v. 155, p. 400-408, 2011. DOI: 110.1016/j.jconrel.2011.06.034
  11. Lais Mara Siqueira das Neves · Alexandre Marcio Marcolino ·Rodrigo Paschoal Prado  José Antônio Thomazini. Low-Level Laser Therapy on the Viability of Skin Flap in Rats Subjected to Deleterious Effect of  Nicotine. Photomedicine and laser surgery, 29(8):581-587 · April 2011 DOI: 10.1089/pho.2010.2883
  12. Gelfuso, Guilherme M.; GRATIERI, Taís; Souza, Joel G.; Thomazine, José A.; Lopez, Renata F.V. The influence of positive or negative charges in the passive and iontophoretic skin penetration of porphyrins used in photodynamic therapy. European Journal of Pharmaceutics and Biopharmaceutics, v. 77, p. 249-256, 2011.
  13. Lais Mara Siqueira Das Neves · Marcio Marcolino · Rodrigo Paschoal Prado · José Antônio Thomazini. Laser 830nm on the viability of skin flaps in rats submitted of nicotine. Acta Ortopédica Brasileira, 19:193-197 · January 2011

 

Recursos Obtidos entre 2011 e 2016 (Fonte / Montante /data)

 

Prof. Dr. João-José Lachat

VERBAS RECEBIDAS – CAPES – PROEX PG-PSICOBIOLOGIA (FFCLRP-USP)

2011 – Total ————————————-RS 5.989,00

2012 – Total ————————————–R$ 14.192,57

2013 – Total ————————————-R$ 23.894,57

2014 – Total -­————————————R$ 20.985,07

2015 – Total —————————————–R$ 8.943,00

FAEPA –

2012 – Proc. 1719/2012 – R$ 3.000,00

 

Prof. Dr. José Antonio Thomazini

Financiamentos da FAEPA

AP: 1516/2011 – R$ 3000,00

AP: 1667/2012 – R$ 3000,00

AP: 1617/2013 – R$ 3000,00